Tive a felicidade de ‘criar’ meus três filhos dentro de CTG sérios. É lógico que em um determinado momento eles crescem, mudam o rumo de suas prioridades, como para estudo, trabalho, casamento… Assim aconteceu e julguei que a flama do nativismo tinha ficando de lado. Engano! Neste final de semana em Capão do Leão-RS, me emocionei com o 4º Levante da Canção Gaúcha.

Quatorze canções previamente classificadas por um júri sério, composto pela professora Maria da Conceição, Mauro Moraes e João Chagas Leite, foram defendidas nas noites de 2 e 3 de março por ocasião da 9ª Festa da Melancia.

Shows dos três jurados e mais Marco Aurélio Vasconcelos, César Oliveira e Rogério Melo, embalaram também as duas noites do Levante.

Mas o que é levante? Tiro de levante é a prática utilizada pelos graniteiros para partir a rocha bruta. Daí o nome do festival, apropriado à vocação do simpático município da Zona Sul e próximo a Pelotas.

Obrigado, Capão do Leão, por proporcionar à gente desta Zona um festival organizado, apaixonado e emocionante. Obrigado por tua gente trabalhadora, ordeira e fiel depositária dos mais puros sentimentos nativistas.

Capão do Leão talvez tenha mostrado, mais uma vez a municípios maiores, como se faz uma festa: Com um Tiro Caprichoso e Emocionado.

(Verão de 2011/12).

3 Comentários para “4º Levante da Canção Gaúcha de Capão do Leão, um ‘Tiro Caprichoso e Emocionado’”

Deixe um comentário