4302360248_872cb6d017

Não tenho dúvidas que progresso, mudança, inovação e partilha represente a chave tetra com o poder de, por dentro, abrir a porta do coração para a liberdade… Espíritos livres inventam novidades, máquinas fantásticas, ‘utilitários úteis’. Indivíduos livres se importam com o progresso e o compartilham. Os livres e de ‘bom’ livre arbítrio conseguem falar novidades sobre velhos temas. Homens e mulheres livres dirão como o Apóstolo dos Gentios: É para a liberdade que Cristo nos libertou…

* * *

Voltaire já diria que o prazer da liberdade aumenta à medida que dela se desfruta. Sim, a partir do momento que consigo me libertar de velhas crenças estacionárias e abro a porta à liberdade através de avanços, mudanças, criações, invenções, novidades…  o  que mais desejarei é ser feliz e ter o prazer de compartilhar todos esses avanços com os que me circunvizinham.

Quando liberdade e partilha parece um paradoxo, Hammed me dirá exatamente o contrário: A liberdade, como todas as outras conquistas da alma, só será alcançada verdadeiramente, se for compartilhada com os outros.liberdade-3

1. Progresso é algo incessante: Ninguém tem o poder de brecar essa Divina Lei que se aliou à liberdade para dar asas a todos os corajosos, inovadores e propensos a mudanças… Kardec comentaria a questão 781 de O Livro dos Espíritos dizendo que o progresso, sendo uma condição da natureza humana não está ao alcance de ninguém a ele se opor. É uma força viva que as más leis podem retardar, mas não sufocar.

2. A mudança estabelece ares novos num ambiente: Posso remodelar um cômodo sem comprar um móvel novo sequer; somente invertendo suas posições! Pois algo semelhante também acontece com meu ambiente interior: Descartes, alguns valores invertidos e o interior irá ficando mais liberto. Pessoas compartilharão e usufruirão dessas mudanças e ainda dirão, ‘nossa! Mas como fulano mudou!…’

3. Inovar é algo próprio dos gênios: Acompanho uma expositora que sempre consegue dizer coisas novas sobre velhos assuntos… Agradeço-lhe sempre ao pé do ouvido pelo presente que proporciona aos seus ouvintes. A pessoa que inova consegue sair de uma mesmice ou servir um ‘arroz com feijão’ com outro sabor. Quando leio diversas páginas sobre um mesmo assunto, de Autores Espirituais diversos e eles conseguem imprimir a sua maneira de expô-los, certamente eles estarão inovando.407660_devushka_ptica_pole_svoboda_montazh_1680x1050_(www.GdeFon.ru)

4. Sendo a liberdade algo contagiante, é muito justo e verdadeiro que ela seja compartilhada: Se o Espírito é progressista, adora mudanças e ainda consegue imprimir um toque de gênio em suas inovações, certamente ele desejará partilhar tudo isso, pois sua alma nobre já conseguiu se desvencilhar o bastante do egoísmo que pertencia ao seu homem velho, estático, conservador e comodista.

* * *

Autor da vida, meu Pai me oferece por acréscimo a liberdade. E ao encontrar a chave que a Onipotência houvera ‘escondido’ em meu coração, percebo ser uma chave tetra a me exigir progresso, mudança, inovação e partilha para abrir a porta à verdadeira liberdade.

A maioria das imagens relacionadas à liberdade proporciona uma sensação de leveza, paz, alegria, descontração, despreocupação, desprendimento, singeleza, simplicidade… Por que seria?

(Sintonia e expressões em itálico são do cap. Liberdade, pag. 79 de Os prazeres da alma, de Hammed/Francisco do Espírito Santo Neto, Ed. Boa Nova) – (Verão de 2013).

Deixe um comentário