Li, com muito gosto, Jesus e o Espiritismo de Carlos Baccelli, ditado por Inácio Ferreira. Nos dois primeiros terços do livro, os autores citam inúmeras evidências – que chamam de coincidências – de que Chico tenha sido a reencarnação de Kardec no século XX. Concordo e acho que realmente todas as evidências – ou coincidências – são reais.

É no último terço da publicação, porém, que o doutor mostra a carta que tinha na manga ao descrever o tipo de recepção que Kardec teve ao retornar à Vida Espiritual: Conta que lá estava presente toda a falange do Espírito da Verdade: São Luís, Santo Agostinho, Cáritas, Isabel de França, Irmã Rosália, Fénelon… E muitos outros anônimos. O próprio Espírito da Verdade materializou-se, então, tomando forma humana.

Do trecho, sintetizado por Inácio Ferreira – às pg. 240 e 241 -, destaco dois parágrafos das falas do Espírito da Verdade que se referem exatamente à carta na manga guardada por nosso ilustre psiquiatra:

 “… Conforme vos tenho dito, ficareis conosco por breve período, no indispensável refazimento de vossas energias, e, sob o amparo do Cristo, voltareis a Terra, acendendo novas luzes aos que anseiam pelo conhecimento da Verdade que liberta.

Muitos destes que aqui se encontram, neste momento, haverão de vos acompanhar na próxima empreitada, que terá início nos albores do século XX… ”

Kardec, a fim de cumprir o anunciado pelo Espírito da Verdade ficaria no Plano Espiritual de 1869 a 1910, o ano em que Chico – ou Kardec? – renasceria em Pedro Leopoldo.

Se os autores – sérios em minha opinião – estão com a razão ou não, para mim não faz a menor diferença… A diferença que faz, não só para mim, mas para todos os Cristãos Espíritas seja a ratificação da Terceira Revelação, que começa com Kardec, de família nobre, instruído e vivendo em Paris e continua com Chico, de família humilde, pouco instruído e nascido num lugarejo chamado Pedro Leopoldo. Não tem lá seus caprichos a Espiritualidade?

(Verão, ventoso, de 2011/12).

One comentário para “Dr. Inácio Ferreira e sua ‘carta na manga’”

  • Fernanda says:

    Uma missão completa desse espírito amado!! Na primeira parte da missão (como Kardec)vem ensinar a teoria, na segunda parte (como Chico) ensina, de forma igualmente belíssima, a prática!

Deixe um comentário