Três vícios detestados, criticados e que ainda os ‘amo de paixão’ – e não só eu… Eles não são mazelas só de pessoas amoedadas – endinheiradas. Não! Há pessoas extremamente egoístas e mesquinhas de solidariedade, compaixão, palavra… Sabe aquelas pessoas com fobia de povo; caracóis!?

Transcrevo aqui, com o devido consentimento de Francisco do Espírito Santo Neto/Hammed, algumas considerações sobre o assunto, extraídas de As dores da alma (Pg. 125, capítulo Egoísmo):

“A vaidade é filha legítima do egoísmo, pois o vaidoso é um ‘cego’ que somente [vê] a si próprio”.

“A vaidade é… a ilusão dos que querem ter êxito diante do mundo e não dentro de si mesmo”.

“Ficaríamos envergonhados de nossas melhores ações, se o mundo soubesse o que às motivou” (Francisco VI).

“[O] indivíduo vaidoso [falsifica] a si mesmo para chamar a atenção”.

 “As almas não são clichês [cópias]… Todos temos características individuais. Os ingredientes do sucesso do ser humano se encontram em sua intimidade”.

“A mesquinhez pode manifestar-se ou não com a acumulação de posses materiais, como também pode aparecer como um ‘auto-distanciamento’ do mundo”.

“O altruísmo é o amor desinteressado, enquanto a avareza é filha da ‘pobreza do mundo interior’”.

Parece uma grande contradição, mas quanto mais critico minha vaidade, orgulho e egoísmo, mais os ‘amo’!

(Outono de 2012).

3 Comentários para “Vaidade, orgulho e egoísmo: Criticados, mas contraditoriamente amados!”

  • Fernanda says:

    Eu também as amo e muito!! Sou um verdadeiro caracolzinho, fico feliz de raramente conseguir colocar uma anteninha para fora do meu caramujo. Já é um passo… pequenino, mas….

  • Euridice says:

    como possuimos esses tres dissabores nao é amigo querido? Deus nos deu o direito à vida,incluindo nossa livre escolha naquilo que possamos fazer aos outros,e,consequentemente recebermos por essas escolhas!mas,temos em nós essas terriveis falhas! e,a partir do momento em que tomamos conhecimento de que “sao erros”,nao podemos mais admitir continuarmos persistindo no mesmo erro! nao temos mais desculpas amigo!entao,que comecemos a MUDAR!!!abço fraterno

Deixe um comentário