Crônicas diversas Crônicas doutrinárias

‘Carmamor’

O que é carma? Trago, ao renascer, um carma? É possível ‘mudar’ meu carma?

Carma, na tradução do sânscrito, dialeto e língua constitucional indiana, significa ‘ação’. E o assunto começa justamente por aí…

O homem carrega consigo, ao longo de suas peregrinações vivenciais, um ‘baú de mentalidades: Agrega crenças, reúne costumes, hábitos e disposições. Quando chega à presente encarnação, esse baú se abre e tal qual o ‘soca-soca’, – aquela pecinha que tem em casa onde reúne várias tralhas, muitas inservíveis pela sua ‘desatualização’ – todo esse acervo de crenças lhe ‘cai por cima’…

Trago, portanto, ao renascer, não um carma, mas toda aquela coleção de crenças, ensinamentos, vivências… ou todas as ações, muito boas ou muito más, levianas ou nem tanto, que executei nas “diversas moradas de meu Pai” por onde estive: Embora protegido pela benevolência do esquecimento, é como se fosse aquela brasinha que soprada revela-se ainda acesa e desnuda toda uma coleção de ‘bem feitos’ ou ‘mal feitos’ anteriores.

É possível mudar meu carma a partir do momento que começo a passar a limpo todas as minhas pretéritas escritas que só tinham sido rascunhadas. É possível mudar meu carma quando apago com a borracha da reparação todas as frases mal formuladas, todos os termos incompreensíveis e os substituo pelos mais racionais.

É possível mudar meu carma quanto todas as minhas ações – ou carmas em sânscrito – forem direcionadas ao bem, de mim próprio, de meu próximo pelo qual sou co-responsável, e do Planeta, visando a sua ‘promoção’.

Resumindo, sempre que eu conseguir transformá-lo em ‘carmamor’, através de todas as minhas atitudes amorosas, estarei reciclando ou redirecionando o meu carma.

(Sintonia e expressões em itálico são do cap. Crenças e carma, pag. 125 de Renovando atitudes, de Hammed/Francisco do Espírito Santo Neto, Ed. Nova Era) – (Primavera quente de 2012). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.