Crônicas diversas Crônicas doutrinárias

Quando só escuto e não ouço…

Como ser humano, sou ‘seletivo’… Poderei escutar muitas coisas e não ouvir absolutamente nada.

Mães entendem muito bem deste assunto, pois quantas coisas sentenciam a seus ‘anjinhos’ que não as querem ouvir. Escutam tudo, mas não ouvem nada… E a dor vem depois!

Ouvir pressupõe uma intenção. Somente escutar eximir-me-á de qualquer plano ou propósito. Quando ouço, me coloco na posição de obreiro interessado; quando só escuto minha ‘produção’ será sempre limitada…

Em muitos casos, precisarei mais que de ouvidos para entender meu interlocutor: Seu semblante acabrunhado, suas mãos e corpo trêmulos, suas órbitas vermelhas ou o pranto abundante poderão falar por si só, visto que “às vezes o sentimento é muito mais explícito, e, por isso mesmo, muito mais enfático do que as próprias palavras”.

O bom ouvinte, aquele não inquire que não recrimina que não é moralista, ouve o seu interlocutor com os ouvidos da alma… Estes, sim, sabem ouvir!

Todas as vezes que observo as abnegadas colaboradoras da Casa Espírita trabalhado nessa área – entrevistadoras do atendimento fraterno -, penso nestas verdades que acredito… Penso, também, e sempre que se me oportuniza ‘caçôo’ com elas, referendando os meus tempos de confissão: Aquilo sim era ‘inquisição’, pois o padre me escutava, porém não me ouvia…

Sempre que consegui ouvir Jesus, me locupletei com suas teses, pois ouvi o seu Espírito… As vezes em que só O escutei, nada me foi acrescentado!

Quando só escuto e não ouço, poderei estar apresentado vários sintomas: Desinteresse, seletividade e, na pior das hipóteses, insensibilidade, descaso e egoísmo, mesmo!

(Sintonia e expressões em itálico são do cap. Saber ouvir para decidir bem, pg. 139 de Conviver e melhorar de Francisco do Espírito Santo Neto/Batuíra, Ed. Boa Nova) – (Outono de 2012).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.